sexta-feira, 17 de março de 2017

Long Condor em Vale.

Condor é uma “operação alvo”, na qual, quando é montada, aposta-se que o preço do ativo subjacente se situará em um intervalo e não sofrerá grandes variações (positivas ou negativas) em relação ao intervalo alvo, nas proximidades da data do vencimento. 

Na prática, a montagem de um condor envolve quatro opções de compra (calls) com preços de exercício distintos. Consiste na compra de um lote das opções de compra com o menor preço de exercício e com o maior preço de exercício e na venda de um lote de cada uma das opções de compra com os preços de exercício intermediários, sendo que o alvo é o que o preço da ação se situe entre os preços das opções de compra com preços de exercício intermediários. 

Com a finalidade de ilustrar essa operação para os meus alunos do curso de Apreçamento de ativos, derivativos e riscos, ministrado na graduação de Ciências Econômicas da UFJF, eu acompanhei a montagem de um condor, com os dados do fechamento, em 03/03/2017, sobre as calls VALEC31, VALEC32, VALEC33 e VALEC34, até hoje (17/03/2017). O resultado é que a operação poderia ser zerada (carregando até o fim das operações no pregão normal) com ganhos acumulados de 205,6% (claro, é um estudo e não estamos considerando aqui custos de transação, questões ligadas às indivisibilidades na compra das calls, etc...).

Confira os resultados (AQUI).

Nenhum comentário: