Sobre o Autor

Sou um economista carioca. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas - RJ (EPGE/FGV-RJ) (créditos concluídos em 2006, com tese defendida em 2009), Mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas - RJ (EPGE/FGV-RJ) (créditos concluídos em 2002, com dissertação defendida em 2003) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia da Universidade Santa Úrsula (FE/USU) (créditos concluídos em 1989, com monografia defendida em 1990).

Atualmente exerço o cargo de Professor Adjunto na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (FE/UFJF).

A minha larga experiência como docente, lecionado disciplinas de economia e finanças, inclui passagens nas renomadas instituições: Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV-RJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), IBMEC Business School e FUCAPE Business School.

Uma das linhas de pesquisa onde eu atuo baseia-se na percepção de que a presença de incerteza (no sentido de Frank Knight) pode dificultar as escolhas dos agentes (quer sejam escolhas individuais, escolhas sob iterações estratégicas ou escolhas de portfólios), o que me motiva a investigar os impactos da incerteza (ou ambigüidade) nas escolhas dos agentes. Minhas linhas atuais de pesquisa concentram-se nas áreas de economia e finanças, com ênfase em teoria econômica, economia matemática, microeconomia aplicada e finanças aplicadas. Desenvolvimento econômico, economia do trabalho, organização industrial e outros temas em finanças (destacadamente finanças comportamentais, finanças corporativas e modelos de apreçamento com o uso de derivativos) também fazem parte dos meus interesses de pesquisa.

Sou um dos autores do livro Microeconomia e co-autor dos livros Macroeconomia, Matemática e Estatística, todos da série Questões ANPEC (encontra-se atualmente na 3a. edição tendo a primeira edição sido publicada em 2011, pela Campus/Elsevier).

Sou articulista do Instituto Millenium (meus artigos no Instituto Millenium); colunista (sobre derivativos) do portal de notícias InfoMoney (meus artigos na InfoMoney) e do portal de finanças GuiaInvest (meus artigos no GuiaInvest) e alguns de meus post de meu blog (http://pccoimbra.blogspot.com/) também foram publicados no portal Monitor Investimentos (meus Artigos no Monitor Investimentos).

Fui coordenador da olimpíada brasileira de matemática na IBMEC Business School.

Eu também fui o idealizador e organizador do Giba´s Challenge to the Stock Market, um torneio realizado entre os alunos de doutorado da EPGE (em 2006) que simulava os investimentos em ações na Bovespa.

Paulo C. Coimbra's Web Site

Paulo C. Coimbra's CV Lattes

e-mail: pc.coimbra@gmail.com

Me adiciona